Mapeamento Agrimensura Fotogrametria Precisão

Mapeamento de Precisão

MAPEAMENTO DE PRECISÃO

Antes de tudo precisaríamos realizar diversos voos na região contando sempre com o apoio de uma super engenharia aeronáutica com a finalidade de definir a melhor área e, a partir daí, realizar um mapeamento de precisão no local onde será implantado um grande e novo aeroporto internacional.

Exigência de qualidade máxima… ou como dizia o engenheiro alemão: “-Eu quero enxergar até toca de coelho que tiver nesse terreno”… imagine isso com sotaque… tsc tsc… Bom, se o cliente quer, assim será, pensei na época.

A ÁREA ESCOLHIDA

Mapeamento Agrimensura Fotogrametria Precisão
Produtos da Fotogrametria Precisão

Por fim, foi escolhida uma área rural com grotões e mata nativa densa em vários pontos. Fiquei pensando em como fazer com as tocas de coelho por baixo da vegetação… ai ai.

Ao menos a região apresentava baixíssimo risco operacional, o problema mesmo era garantir as tolerâncias exigidas e garantir a colocação de todos os pontos de controle que precisaríamos espalhar por toda aquela área. Pensamos em utilizar um LIDAR, mas o custo era inviável.

Perdemos alguns dias a mais do que estimamos para colocação dos pontos. A equipe de topografia avançava com moto, cavalo, de carro e a pé, do jeito que desse iam se embrenhando na mata e, porventura, abrindo clareiras e colocando os alvos.

Naquele momento então precisaríamos acelerar o tempo de campo para os voos, o cronograma precisava voltar ao normal.

QUAL EQUIPAMENTO USAR?

O plano inicial era usar um drone de asa fixa para toda a área, contudo as tolerâncias exigiam voos diferentes e mais difíceis para o drone asa fixa. Os pontos de decolagem e pouso não eram tão seguros para o equipamento que tínhamos na época. Tinha ainda o problema de segurança em uma área inóspita e desabitada com histórico de desova de veículos e sabe-se lá do que mais. Por outro lado pensamos em utilizar multirotores que poderiam fazer voos mais baixos, com algumas facilidades operacionais, porém em uma quantidade muito maior de voo.

Consideramos a utilização dos dois equipamentos em conjunto, o que poderia ensejar algumas dificuldades no processamento que precisariam ser consideradas. A necessidade de prazo disponibilizado pelo cliente era bem curta. E ainda tinha o clima, época de chuva na

região.

Revisamos o planejamento todo e em 5 dias as áreas estavam todas cobertas. Fim dos serviços de campo! Ufa. Conseguimos recuperar o tempo perdido na marcação dos pontos de controle. Considerando a metodologia empregada nenhum mapeamento teria precisão sem a larga utilização de pontos de checagem e de controle.

E AGORA, PROCESSAMENTO!

Mapeamento Agrimensura Fotogrametria Precisão
Mapeamento de Precisão

Agora o desafio era no processamento, sempre ele. Processar imagens no Pix4D requer conhecimento, experiência e inteligência, o que, “graças a Deus” nosso técnico de Pix4D tinha (ainda tem… só para constar, ele esta vivo… he he he) de sobra. Após alguns contratempos iniciais sua larga experiência foi o que fez a diferença.

Prazo cumprido, bastava saber se o tal alemão ia conseguir encontrar as tocas dos coelhos…

O grande ponto de preocupação de todo esse trabalho, com tamanha resolução e acurácia, eram o tamanho dos arquivos finais… Alertamos o cliente que confirmou possuir máquina para abrir qualquer tipo de tamanho de arquivo. O nosso equipamento eu sabia quanto tinha investido e tinha certeza que aguentava… se eles diziam que os deles também, quem discutiria?

Então, seguimos para a finalização.

Dito e feito, arquivos enormes!!!!!

Dessa forma os produtos foram entregues e o cliente mostrava-se bastante satisfeito. Saímos em comemoração de mais um projeto finalizado com sucesso! Grande vitória.

PREVENÇÃO É SEMPRE MELHOR

Não se passaram nem 24 horas… O telefone toca. Ligação da engenharia do cliente: “Eles não conseguiam abrir os arquivos!!!

Bom, sou do tempo que se dizia que o cliente sempre tem razão… Bora resolver isso então!

E aí que eu digo que ao realizar um planejamento você sem dúvida deve levar em consideração todos os requisitos específicos do cliente, contudo há de ser considerado também muitos outros parâmetros e definições, pertinentes ao cliente.

O prestador de serviço deve conseguir ter uma visão tal do produto final almejado por seu cliente que garanta sua total satisfação, mesmo que, por vezes, tenha de ir além do escopo determinado e contratado. Satisfação do seu cliente é a única coisa que garante longevidade de sua empresa.

Então, imaginem a surpresa que foi quando nosso cliente até então “satisfeito”, que nos  ligou “triste e aborrecido” porque se deu conta que por erro na especificação técnica, recebeu um produto de difícil utilização,  mas que também em menos de 01 hora, sem maiores estresses, se deparou com o caso todo solucionado. Consegue imaginar o grau de satisfação final?

MÁGICA?

E como aconteceu isso? Simples.

Antecipadamente, nós, de forma preventiva, já tínhamos pronto versões mais leves com a área integral e também outras versões com divisão de áreas. Tudo pronto e aguardando a tal ligação que não sabíamos se chegaria, mas que chegou.

 Aqui na XDRONER a análise de viabilidade técnica, operacional e de riscos é a fase mais importante de todo nosso processo.

Antes de tudo, uma equipe multidisciplinar se reuni para analisar todos os dados, detalhar todas as exigências, verificar e mitigar riscos de toda espécie (gestão, operação, ambiental, social, …) e só depois de fechar todas os pontos levantados por esta equipe é que a missão está apta para ir a campo. E nisso, os procedimentos de nosso sistema de gestão da qualidade ISO 9001 não falha!

Em suma, o planejamento exigia pós processamento em conformidade com os requisitos do cliente, mas também uma nota para realização de “back up interno” com arquivos menores que gerariam mais facilidade de trabalho para as áreas que não necessitavam tamanha resolução. Esta demanda veio de nossas análises iniciais de riscos ao cliente. Parabéns a equipe, salvaram o business!

Surpreender o cliente não é simplesmente cumprir o acordado, mas mostrar para ele que você é preparado e está pronto para suplantar os desafios que sempre aparecem pelo caminho nos projetos como esse. Seja um mapeamento de precisão, seja uma foto ou um vídeo simples. E assim foi, ligaram pedindo ajuda e em 15 minutos um novo envio de arquivos foi disponibilizado, pronto, cliente surpreendido e satisfeito!

 

Renato Tomé

Piloto em Comando XDRONER

Os textos do nosso blog aparecem também na nossa página do Linkedin.

Xdroner é marca registrada da CODENE – Companhia de Desenvolvimento de Negócios. Empresa Certificada ISO 9001:2015.

Vídeos Youtube Xdroner:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Fale Conosco!
Fale Conosco!
Whatsapp