Realizar inspeções industriais com drones em áreas de difícil acesso é algo comum para nós. Voe até a área desejada, tire fotos e vídeos, é o básico que o equipamento oferece.
Mas voar em estruturas internas, como chaminés, caldeiras e tanques, requer equipamentos especiais e conhecimento técnico avançado. É preciso entender a leitura e análise de desenhos técnicos e conhecer o funcionamento básico da estrutura para garantir que as necessidades do cliente sejam atendidas.
Ao lidar com a burocracia, requisitos e procedimentos para atender à grande indústria, lembre-se de que apenas ser bom piloto não garante o sucesso. Existem drones como o Fliability Elios 3 ou o Flybotix Asio, que são incríveis, mas têm um custo alto (mais de R$ 400.000,00). No entanto, muitos serviços podem ser realizados com equipamentos mais acessíveis com resultados surpreendentes.
Então, as dicas principais são: entenda as necessidades do cliente, verifique as condições do local (iluminação, acessos, revestimento, etc.), planeje bem e conte com a ajuda de um bom engenheiro. Lembre-se, a segurança de pessoas e patrimônios sempre vem em primeiro lugar e nem tudo é possível.
Se precisar de mais informações, estou aqui para ajudar.
Um Abraço.
Renato Tomé – Piloto em Comando XDRONER