Ferrovia FIOL Topografia

Mapeamento Linear – Ferrovia FIOL

BACK TO 2017

Um projeto pioneiro e inovador. Missão: mapeamento linear completo da ferrovia FIOL.

De antemão, já tínhamos um número considerável de trabalho na área de agrimensura e uma certa experiência com o Pix4d, um inovador e potente software para fotogrametria no momento em que fomos chamados às pressas por um cliente para uma reunião em Ilhéus. Uma empresa enorme nos chamando desde o outro lado do estado, com uma oportunidade de negócio e um grande desafio a cumprir.

DESAFIO?

Mapeamento Linear - Ferrovia FIOL
Mapeamento Linear – Ferrovia FIOL

A primeira vista, como se tratava de algo dentro da nossa área de conforto fomos tranquilos à reunião acreditando que qualquer desafio ali seria fácil para nós. Anteriormente havia muito desconhecimento da tecnologia pelos clientes, muitos deles imaginavam um grau de dificuldade enorme para serviços simples do drone realizar. Isso costumava acontecer, o que na época nos fazia sentir confiantes sempre que ouvia a palavra “desafio” vindo do cliente.

Chegamos então a reunião e logo o primeiro slide da primeira apresentação já vimos que a coisa não era tão simples assim… Aquele momento abalou um pouco nossa confiança.

O desafio era cobrir aproximadamente 550 km com mapeamento linear na FIOL, ferrovia com uma área de domínio lateral de 800 metros, com entrega dos produtos em  35 dias, e nesse meio tempo capturar fotos e vídeos de alta qualidade das obras de arte que fôssemos encontrando pelo trajeto.

Dessa forma, ainda mais se pensarmos na realidade da época, não tinha muito mistério. Tinha a necessidade de grande atenção na operação e de muito, muito planejamento. O desafio não era mapear ou processar, o problema seria passar por áreas desabitadas, trechos ainda não construídos da ferrovia, outros pela metade, em várias regiões sem cobertura de celular e onde a maior parte do tempo você estaria a grande distância de qualquer presença humana, áreas habitadas ou com possibilidade de socorro.

Para dar certo, tudo tinha que dar muito certo.

E foi na negociação final que o cliente ainda nos solicitou vídeo de 100% da área, pois muitas das áreas, com a obra parada já há alguns anos, não tinham mais sido acessadas e eles não tinham a mínima ideia de como elas estariam… ou se estariam acessíveis. Apesar de eu ter insistido que iriam ver o mesmo pela Ortofoto, insistiram neste ponto.

PLANEJAMENTO É TUDO NESSA VIDA

Então, nos fechamos em reunião de planejamento e análise da viabilidade do projeto. Tínhamos pouco tempo para retornar ao cliente, o relógio estava andando e a data de entrega do produto não mudaria. Foram algumas horas para ter todo o plano pronto. Cada um de nós foi pensando em uma parte e depois fechamos todos os assuntos juntos.

Definitivamente estava pronto! Era viável e factível. Encontramos na internet ex-funcionários da rodovia. De acordo com eles haviam vários acessos obstruídos e quase nenhum novo acesso aberto. No final eles acabaram sendo essenciais para o sucesso desta missão.

Como resultado, tudo definido, equipamentos escolhidos, equipe definida. Dessa forma, respondemos ao cliente. Sim, era possível. Estávamos indo a campo no dia seguinte…

Era Natal, dia 25. Mais essa… Por último só nos restou um café da manhã natalino com as famílias e um beijo de tchau. Só paramos de novo já em Caetité, 650km depois, comendo um pf de caráter totalmente duvidoso…

O sertão da Bahia é incrível. Nunca havia visto nada igual. Pegamos uma época de enorme seca e pudemos presenciar a dura realidade de quem vive por ali. Apesar disto o sertão tem uma beleza bruta e diferente, de chão de terra, com casas de taipa, vegetação espinhenta, moradores extremamente simpáticos e relevo único.

EXPERIÊNCIA É TUDO NESSA VIDA

Por fim, cortamos toda a área com sucesso graças também ao apoio dos ex-funcionários da ferrovia. Eles conheciam os caminhos certos e como chegar onde precisávamos.

Pelo caminho dormimos em vilarejos e povoados que provavelmente nunca teria conhecido se não fosse por esta oportunidade. Lugares lindos e inusitados.

Lembro da Pousada com dois chuveiros no local de banho, um chuveiro de frente com o outro, um elétrico e um direto da água da rua, para a água fria. Contudo, só entendi depois… Se quisesse água morna abria os dois ao mesmo tempo. Logo depois, em outro local, na porta do quarto tinha um recado aos hóspedes que dizia em maiúsculas: FAVOR DESLIGAR O VENTILADOR E NÃO JOGAR LATA DE CERVEJA NO TELHADO DO VIZINHO”… Se não for cerveja pode? – Fiquei na dúvida…

E dessa forma, cruzamos a Bahia de Oeste a Leste, desde o sertão, em Caetité até a mata atlântica e o lindo litoral de Ilhéus. Conseguimos cobrir uma média de 100 km em cada dia de trabalho. Em menos de uma semana a etapa de campo estava concluída. Agora era torcer para que tudo desse certo no escritório e que não houvesse necessidade de retrabalho.

SUCESSO!

Ufa, trabalhamos direitinho! Todo o material colhido foi suficiente para a fotogrametria. As fotos e os vídeos ficaram incríveis!

Afinal, não iria haver retrabalho, ficamos extremamente felizes… entretanto, por outro lado, também estávamos tristes por não poder voltar mais aqueles lugares pelos quais passamos dias tão intensos.

Alguns meses depois ainda tivemos a oportunidade de retornar para captar imagens em novos pontos solicitados pelo cliente. Foi novamente uma ótima experiência. Rever os amigos, reviver os perrengues da jornada e, por felicidade, também ter tido a possibilidade de ver o sertão após algumas chuvas que tinham caído pouco depois de nossa vinda. O sertão continuava bruto, mas com um verdinho todo especial.

A Ferrovia de interligação Oeste-Leste FIOL foi licitada em 2021 com o objetivo de finalizar suas obras e começar a escoar minério de ferro ao novo Porto Sul, que está sendo construído na chegada da ferrovia ao mar, no litoral de Ilhéus.

Renato Tomé

Piloto em Comando XDRONER

Os textos do nosso blog aparecem também na nossa página do Linkedin.

Xdroner é marca registrada da CODENE – Companhia de Desenvolvimento de Negócios. Empresa Certificada ISO 9001:2015.

Vídeos Youtube Xdroner:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Fale Conosco!
Fale Conosco!
Whatsapp